Eu já li muitas coisas com relação a sintomas e incômodos na gravidez.
Algumas grávidas sentem todos, ou quase todos os sintomas e incômodos. Algumas não sentem nada!
A verdade é que mesmo sentindo tanto incômodo, no fundo sempre aguentamos firme porque no final a recompensa é maravilhosa!
Entre tantos incômodos os mais frequentes são:
Azia
Cãibras
Cansaço e sono
Cólica na gravidez
Dor ciática
Dor de cabeça
Dor e dormência na mão na gravidez
Dor nas costas na gravidez
Dor pélvica: quando a virilha e a bacia doem na gravidez
Falta de ar
Falta de equilíbrio
Gases na gravidez
Má digestão
Hemorroidas
Nariz entupido
Prisão de ventre
Pés e mãos inchados (edema)
Sangramento na gengiva
Sangramento de escape (Spotting)
Sangramento nasal na gravidez
Secreção vaginal na gravidez
Seios doloridos
Tontura
Varizes
Vontade frequente de urinar
De todos esses incômodos eu sinto cansaço, dormência na mão, um pouco de falta de ar, falta de equilíbrio, gases (diminuíram muito), nariz entupido, pés e mãos inchados, prisão de ventre, secreção vaginal, seios doloridos (sempre) e vontade frequente de urinar.
Mas o que mais me incomoda mesmo são os pés inchados e eu vou contar porque.
No final de outubro do ano passado meus pés começaram a inchar aparentemente sem nenhum motivo. Mesmo que eu fizesse repouso, colocasse os pés para cima ou evitasse me esforçar, nada disso adiantava. Dia e noite os pés estavam inchados. Geralmente era bem mais o pé direito do que o pé esquerdo. Procurei logo um médico angiologista já que na família existe muita gente com problemas de circulação e pelo que o médico viu ele disse que tudo indicava que se tratava de um Linfedema.
O linfedema é uma falha no sistema linfático. O sistema linfático não drena como deveria o a linfa para o sangue. Pode-se dizer que o nosso sistema linfático é o "lixeirinho" do nosso organismo e a linfa é o líquido sujo que deve ir para o sangue para ser tratada e eliminada.
Com as pessoas que tem linfedema isso não acontece. A linfa fica acumulada em alguma região do corpo (no meu caso nos pés) e isso pode causar infecções, como a erisipela.
Depois de alguns exames, meu diagnóstico ficou indefinido. Pela ultrassom que fiz não deu para se ter 100% de certeza com relação ao linfedema. O médico disse que não tinha necessidade de repetir o exame, para ele estava bem claro que era isso mesmo que causava inchaço nos meus pés e que provavelmente no meu caso é um problema genético, já que meu avô tinha erisipela de tempos em tempos e minha irmã quando era bebê teve isso também.
Ele me explicou que é uma doença sem cura, mas que tem tratamento com remédios para ativar a circulação e diuréticos e drenagens linfáticas. Mas deixou bem claro que se eu resolvesse engravidar parasse com o medicamento e me preparasse para ter os pés inchados do começo ao fim da gravidez. É exatamente o que está acontecendo. No começo da gestação os pés inchavam mas era só eu repousar um pouco que eles voltavam ao normal. Agora eles já acordam inchados e passam o dia inteiro assim.
Eu fui avisada sobre isso né? Assumi a responsabilidade em ter os pés inchados em tempo integral. Isso não me aflige. Incomoda bastante, mas eu não reclamo. Só tenho que tomar mais cuidado que outras grávidas que não tem esse tipo de problema. Não posso forçar demais sabe? Já não calço mais sapatos 36. Agora só compro 37 por conta do pé maior. E assim eu vou vivendo!! Mas estou feliz, porque meu maior presente está comigo!!!
Desculpem o post imenso, mas hoje eu quis muito falar sobre isso!
Beijos
Para Ler: