quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Das Amizades Verdadeiras

Demorei hoje para postar né? É que eu estou um tanto quanto atarefada sabe? Só tenho cabeça para pensar no meu baile de formatura que se aproxima... Aí eu demoro um pouco para organizar as idéias, mas aqui estou eu como todas as quartas! :)


Hoje pela primeira vez vou atender o pedido de uma das minhas leitoras! A queridíssima Wilma, sugeriu como tema para o próximo post "Amizades Verdadeiras" mas daquelas amizades sinceras mesmo, sabe? Pois então Wilma, aqui estou eu para desenvolver este tema tão bonito e que foi tão bem sugerido por você!!
Soneto do amigo


Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.
O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...


Vinicius de Moraes


Lindo esse poema de Vinicius de Moraes não é mesmo? Acho que não existe um só ser nesse mundo que não pense, reflita ou fale sobre amizade. Até as pessoas mais carrancudas já tiveram, tem ou um dia terão um amigo. Alguém para compartilhar bons e maus momentos. Alguém para compartilhar sucessos e derrotas, aflições e tensões, amores e paixões... Alguém que está presente em nossas vidas desde o momento mais banal até o momento mais importante! Esse alguém chama-se AMIGO!!!


"Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente." fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade


Amizade não é só aquela que nós lemos na sua definição. Na verdade a definição literal não é nem um tiquinho do que a amizade de verdade quer dizer. O sentido desse sentimento tão lindo e muito bom de ser vivido é muito difícil de ser explicado... E eu não vejo forma melhor de desenvolver esse texto do que falando das minhas próprias experiências com minhas amizades!


Eu tenho muitas amigas! Amigas de infância, amigas dos tempos de colégio, amigas da faculdade, os amigos virtuais... Todos tem sua importância e um lugarzinho reservado em meu coração! Para mim, minhas amigas são como irmãs que Deus e a vida me permitiram escolher! Elas são minhas confidentes, são como anjos da guarda que estão sempre dispostas a me ajudar! E eu sei que a qualquer momento posso contar com elas, pois elas jamais se esquivarão de me oferecer seu obro amigo, uma palavra sábia ou simplesmente para estar perto de mim!


Tive também amigas que foram muito importantes em minha vida, mas depois de um tempo se foram, mas mesmo partindo, deixaram sua contribuição em minha vida!! Todas, de um modo ou de outro, presentes ou ausentes deixaram um pouquinho de si durante sua passagem..


Há aquela amiga que eu conheço desde pequenininha e ela se chama Aninha. Acho que foi uma das primeiras amizades que fiz. Nos conhecemos numa festinha de colégio onde todas as crianças estavam vestidas de anjos. Sentamos uma perto da outra e pronto! Bastou somente essa aproximação para nos tornarmos amigas. E assim permanecemos até hoje! Houveram momentos de grude, momentos em que fomos estranhas e alheias uma a outra, momentos em que precisamos conhecer outras pessoas e fazer novas amizades, mas a amizade entre nós, que era mais forte do que tudo, dura até hoje, e são quase 20 anos! =X



Citei esse exemplo de vários que tenho, porque a Aninha é a minha amiga mais antiga de todas! Não desmerecendo as demais, que vão ler esse texto e ficar com ciúmes, sei disso! Mas achei que nosso exemplo se encaixava muito bem aqui!

As amizades quando são verdadeiras e sinceras são assim: passam por altos e baixos, aproximação demais ou distância demais, mas quando o sentimento entre as partes é verdadeiro e recíproco, dura uma vida inteira!
Amigos de verdade não são somente aqueles que nos dizem coisas boas, coisas que queremos ouvir, nada disso!! Amigos dizem o que precisamos ouvir, mesmo que seja uma dura verdade ou um puxão de orelha, o que vale mesmo é a sinceridade!

Amigos nos trazem de volta a realizade, nos batem na cara, jogam no chão, nos atiram aquele balde de água fria... Tudo para que possamos abrir nossos olhos e colocar de volta os pés no chão.

Se veem que não há perigo, os amigos também nos deixam voar e sonhar alto e até sonham junto com a gente. Observam o arco-íris e desejam com todas as forças que alcancemos nossos objetivos. Estão sempre na nossa torcida!
Quando se tem amigos de verdade pode compartilhar absolutamente tudo com eles... Ou nada e mesmo assim se vivem bons momentos!

Amigos também sentem ciúmes. Claro que sentem!! As vezes se sentem deixados de lado ou ressentidos por não terem participado daquele momento registrado na foto. E o que é que tem demonstrar isso? Sentimos ciúmes de quem amamos não é mesmo? E não há nada errado em fazer um dramazinho?
E aquela famosa frase? AMIGOS TAMBÉM DIZEM: EU TE AMO!!! E como dizem!! Eu digo sempre aos meus amigos! Vocês não dizem? É como abraçar um irmão e dizer: Ah meu irmão! Como eu te amo! - É gostoso e faz a gente se sentir muito bem!
Também não espere que o seu amigo vá sempre te fazer feliz por que isso não vai acontecer! Amigos são pessoas normais, comuns aos demais e tem defeitos como os que você tem e em algum momento da vida vão te decepcionar ou machucar e você tem que entender isso. Faz parte da natureza humana! É impossível agradar a todos não é mesmo?


E por esses deslizes você terá que perdoa-lo e é por isso que o relacionamento se chama amizade! Por que existe compreensão, companheirismo, afinidade, lealdade, respeito e amor (que não é o amor sexual) entre duas pessoas. E somente porque existe a amizade, no fim, tudo fica bem!

Eu poderia passar a noite inteira digitando minhas experiências com as amizades que tenho, mas espero do fundo do meu coração que todas vocês compreendam o significado de amizade para mim apenas com esse texto! Tenho muitas amigas verdadeiras e especiais em minha vida e acredito que cada uma delas desempenha uma função. E pode ter certeza, cada uma em sua função ou todas juntas, elas cumprem direitinho a obrigação! Espero que elas também me vejam da mesma forma, desempenhando bem a minha função e cumprindo minha obrigação de amiga!








6 comentários:

  1. Eu já tive amizades, mas particularmente falando de uma, ela era uma GRANDE amizade, mas que pena que era e não é mais. Nós éramos grudes e, mais que isso, a gente se entendia muito bem, compartilhava tudo (do presente) e cada uma se via em todo o futuro da outra, coisa de irmandade mesmo. Pena que a distância e o tempo fez essa grande amizade acabar e há anos eu não tenho mais notícia (apesar da distância nem ser tão grande). Mas nutro um carinho enorme por essa pessoa, porque eu a conheço, sei como ela é e que ela não mudou sua essencia. Pena que as circunstâncias não favoreceram.

    Apesar disso, de uns anos pra cá, eu pude construir amizades TÃO BONITAS como essa que eu citei acima. Sou meio frustrada porque, em razão dessa citada experiência, tenho medo de que elas (amizades) vão embora como aconteceu antes. Me dá um aperto no coração quando eu penso. Mas vou continuar cuidando direitinho delas pra que não me deixem nunca!

    Você me entende... eu sei que sim!

    Beijo, minha AMIGONA!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda Rê, juro que fiquei emocionada com tudo isso que vc escreveu, e quando vi minha fotinho então nem se fala!! Eu amo muitooo vc! Aninha!!

    ResponderExcluir
  3. Amigaaa q texto lindoo!

    ah i eu já disse EU TE AMO hj né? foi no twitter mas tá valendo!!

    amo vccccccccc

    ResponderExcluir
  4. RÊ, obrigada pela atenção. Que texto lindo, sorte das suas amigas ter uma AMIGA ESPECIAL e ATENCIOSA COMO VC!!!!!

    PARABÉNS! vc escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  5. A todas as minhas meninas que me deixaram recados tão repletos de carinho.. Obrigada! Vocês são uns amores! Obrigada especial a Wilma, pessoa que me motivou a escrever esse texto!

    ResponderExcluir
  6. Tu já é pra mim uma amizade verdadeira... Daquelas que iluminam a vida e nos fazem mais feliz, mesmo quando estamos tristes...
    Daquelas que valem a pena ter do lado, ter perto, ou no caso, ter perto mesmo estando longe...
    Amizade que se sente no coração...
    Te adoro muito amadaaaa
    Mil beijossss

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)