segunda-feira, 26 de julho de 2010

Música Chiclete



Antes de mais nada eu queria agradecer as visitas e comentários de todos! Isso é muito importante para mim! Saber que vocês estão gostando me dá cada vez mais ânimo e aflora a minha criatividade para escrever! A vocês o meu MUITO OBRIGADA!! :D

Para começar o assunto de hoje eu terei que contar tudo o que aconteceu para que eu chegasse nesse assunto!

Tudo começou nesse fim de semana muitíssimo agrádavel na fazenda! Partimos para nosso maravilhoso descanso de fim de semana no sábado a tarde, meu marido e eu e mais um casal de amigos, fomos nos encontrar com o restante da minha família para enfim viajarmos rumo a fazenda.

Enquanto esperavámos que meu pai se aprontasse, ficamos vendo tv, Programa do Raul Gil no SBT. Uma dupla de crianças vestidos de caipiras, acompanhados de várias meninas vestidas de patinhos amarelos cantavam e dançavam uma música mais ou menos assim:

Os Patinho
Os Caipira

Comprei um patinho
Comprei dois patinho
Comprei três patinho
quatro patinho cinco patinho
seis patinho, sete patinho
Comprei os patinho
Comprei minha coleção de patinho
Fugiu um patinho
Fugiu dois patinho
Fugiu três patinho
quatro patinho cinco patinho
seis patinho, sete patinho
Fugiu os patinho
Fugiu minha coleção de patinho
Vorto um patinho
Vorto dois patinho
Vorto três patinho
Quatro patinho cinco patinho
seis patinho, sete patinho
Vorto os patinho
Vorto minha coleção de patinho
Morreu um patinho
Morreu dois patinho
Morreu três patinho
Quatro patinho cinco patinho
seis patinho, sete patinho
Morreu os patinho
Morreu minha coleção de patinho
Ressucito um patinho
Ressucito dois patinho
Ressucito três patinho
Quatro patinho cinco patinho
seis patinho sete patinho
Ressucito os patinho
Ressuscito minha coleção de patinho

http://www.vagalume.com.br/os-caipira/os-patinho.html

Nós assistimos a apresentação deles e achamos super fofinho. Eu nunca tinha ouvido essa música, mas achei muito interessante e bonitinha a letra dela. Rimos um pouco enquanto assistiamos e comentamos a originalidade do compositor, porque na verdade ela é a paródia de uma música internacional chamada "I Want to Break Free" do Queen. E existe uma dupla sertaneja chamada "Zé do Vento e Joventino" que canta essa música em seu repertório. Aqui vai o vídeo deles:



Partimos para a fazenda e eu nem preciso dizer que a música colou na minha mente né? Acho que não só na minha mente, mas na mente de todo mundo que assistiu o programa, porque vira e mexe alguém tava cantarolando "Comprei um patinho..."

A noite chegou e depois do jantar fomos tomar um vinho para esquentar o frio que tava fazendo na serra. Algumas taças de vinho depois eu e minha amiga estávamos cantarolando a letra inteira de "Os Patinho" e assim permanecemos o resto da noite até dormir. Já adianto que foi muito engraçado eu e Nicolly deitadas na cama e cantando a música dos Patinhos até adormecer.

E a música ficou em nossa cabeça o domingo inteiro!




Vocês sabiam que isso é proposital? É verdade!! O compositor da música usa de sabedoria para compor a letra! Isso é uma estratégia para a música fazer sucesso! Eles procuram escrever letras fáceis e com palavras repetidas para que nós aprendamos com mais facilidade e fiquemos com a música chiclete grudadas em nossa mente!

Quem nunca se pegou cantando uma música chata e extremamente fácil por conter um refrão repetitivo? Quer um exemplo? Quem foi que não passou o carnaval inteiro cantando
"Rebolation xon xon, Rebolation.. Rebolation xon xon, Rebolation!! Rebolation é bom bom!! Rebolation é bom bom bom..."
Repararam como a letra é absurdamente simples? E notaram também como o refrão é propositalmente repetitivo? Isso é uma estrategia usada para que nós ouvintes possamos aprender a música mais facilmente, ficar com ela grudada em nossa cabeça e consequentemente assim a música fará sucesso! Até porque há quem goste não é mesmo? Nada contra! Respeito todos os gostos musicais! ;)

Mas o fato é que por mais que a gente queira esquecer a gente não consegue!!! A música fica lá martelando e martelando e quando menos esperamos estamos cantando! E ficamos irritados porque queremos esquecer e não conseguimos! Isso até outra música chiclete aparecer né? Eu por exemplo estou com a música do patinho até agora na cabeça!

E você? Já passou por uma situação semelhante?
Qual música que martela na sua cabeça e você não consegue esquecer nesse momento?

Beijos!!!

5 comentários:

  1. Que fotos maravilhosas de patinhos HuaHua...
    Hoje, volta e meia, a música vinha na mente e eu ficava cantando na maior naturalidade.
    Bom, nem preciso repetir o que eu achei do FDS... não poderia ter sido melhor. De verdade!!

    E o blog tá fazendo sucesso, hein?!
    Nada mais que merecido.

    Beijos, minha amiga =*

    ResponderExcluir
  2. eu sempre fico cum músicas chicletes na cabeçaa!
    essa do patinho nunca ouvi!!


    cada ia melhor isso aqui viu?! amoo bju

    ResponderExcluir
  3. Passei batida pela música do patinho, de tanto medo da lavagem cerebral! kakakakaka =DD
    Rê, não passei aqui antes porque estava viajando, daí fiquei fora do mundo e da internet. Mas é como dizem, 'antes tarde do que mais tarde', né?! hihihi =o]]
    Bem-vinda ao mundo dos blogs! \o/ Muito sucesso pra vc, e muito ânimo e persistência, pq vc vai precisar, creia! =DDD
    Um beijão e obrigainha pela visita! ;*

    ResponderExcluir
  4. Gentee!! Amo cada comentário aqui!! Cada um deles é mais que especial! E como diz A Diaba, um blog se alimenta de comentários!! Sintam-se a vontade!!

    Diaba!! Eu que me sinto privilegiada pela sua visita!! Muito obrigada pelas dicas!! E pode ter certeza que eu sou visita constante!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkk... tô rindo aqui...
    Ontem eu estava com o rebolation na cabeça... e sempre tenho uma ou outra...
    A dos patinhos eu naum conhecia amiga... mas ouvi a dos "Quatis" ... olha aí...
    http://www.youtube.com/watch?v=WLTZt14SjmQ
    Ouvi a primeira vez na praia... um pessoal numa rodinha com violão tocando isso na beira do mar... hahaha... admito que fiquei com a música na cabeça durante diassss... hauhauhaua... praticamente a viagem toda!
    Muito legal o post...
    Beijosssss

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)