quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ou Isto Ou Aquilo




Ou Isto Ou Aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa estar
ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinque, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles

Nada como começar um post com um poema de qualidade, um belo poema de Cecília Meireles.
Quem não estudou ou analisou ele na escola? Sejam nas aulas de redação ou nas aulas de literatura esse poeminha lindo é bem conhecido por todos. Ele também reflete bem o momento pelo qual estou passando e eu vou começar a contar o porquê.

Algumas pessoas vem me cobrando e perguntando porque não tenho aparecido no MSN com frequência. Minhas amigas ligam, postam recados nas redes sociais dizendo que sentem falta da "Analista Sentimental". Eu sinceramente adoro ler todas as conversas, dar minha opinião, conselhos... Me sinto lisonjeada por ser uma amiga requisitada. Só que ultimamente eu tive que fazer determinadas escolhas.



Quando entro no MSN eu não quero sair mais. Se deixar eu passo a tarde e a noite inteira, já que pelas manhãs eu estou no cursinho. Só que estar no MSN me distrai demais e eu não consigo dar aquela "estudada" depois do cursinho e isso me prejudica porque estou prestes a fazer uma avaliação de grande porte em minha vida e carreira profissional: a tão temida OAB.

Tive que fazer escolhas. Renunciar as conversas no MSN com minhas preciosas amigas foi uma atitude drástica, mas necessária. Não posso me dedicar integralmente e me dar bem nas duas coisas. Ou eu estudo bem, ou eu abro mão disso e fico de papo na internet. E sinceramente a minha escolha teve que ser feita. Fiquei com os estudos!!



A nossa vida sempre será feita de escolhas. Somos o que escolhemos ser. Se eu escolher ser um advogado eu não posso também escolher ser um médico. Não vou exercer como se deve as duas profissões. Ambas exigem muito estudo e dedicação e desse jeito eu não conseguiria ser nenhuma das duas coisas.

As escolhas fazem parte do nosso dia na literalidade do seu significado. Podemos escolher se vamos nos levantar e seguir rumo as nossas obrigações diárias ou se vamos passar o dia inteiro com preguiça na cama. É a nossa primeira escolha do dia (pelo menos para muitos de nós), e é uma escolha que não se pode ficar em cima do muro. Ou se trabalha, ou se dorme. Não dá para fazer as duas coisas. E assim é o fluxo natural das coisas.

Quem foi que nunca ouviu aquela famosa frase: "Não seu se caso ou se compro uma bicicleta..." Pois é. Essa foi mais uma grande escolha que tive que fazer em minha vida e tive que arcar com todos os bônus e ônus que surgiram (e surgem) dessa decisão. Se eu casei eu optei por uma vida a dois, que é maravilhosa por sinal! Mas eu tenho que me lembrar que sou uma mulher casada, não tenho mais a vida de solteira de antes e que agora temos uma casa para cuidar, um lar e uma família para construir e isso deve fazer parte da nossa lista de prioridades.



Para se fazer uma grande escolha infelizmente é preciso renunciar a outra. Sei o quanto é difícil abrir mão de algo que gostamos muito, mas grandes conquistas exigem de nós algum sacrifício. E fazer uma grande escolha não é fácil e simples como se parece. Para não nos arrependermos posteriormente das nossas escolhas é preciso pensar muito e ponderar sempre se é este mesmo o caminho que se quer seguir. Não podemos ficar para sempre em cima do muro na expectativa de se ter tudo. No mínimo o que se pode conseguir é a frustração de não se ter nada. Por isso que o poema de Cecília Meireles não poderia ser melhor para introduzir meu post de hoje. Ou Isto Ou Aquilo.

10 comentários:

  1. Amigaa...seu blog está lindoooo... fofo e especial como vc!!
    Tenho que te dizer que quando vi o poema de Cecília Meireles deu até um friozinho no estômago...
    Isso porque estou com esse poema na minha mente a dias... Ia até postar ele no blog...
    Estou passando por uma fase de decisões em minha vida... Muitas dúvidas e escolhas a serem feitas... E como é complicado fazer escolhas... Como é complicado ter de abrir mão de algo em detrimento de outra coisa... Principalmente quando essas decisões envolvem sentimentos...
    Tem horas que me sinto em uma encruzilhada... e preciso escolher um caminho, uma estrada, mas é tãooooooo difícil!!
    Daí fico com o poema na mente: "Ou Isto ou Aquilo"
    Quando entrei no seu blog lindo e vi o post, vi que, Graças aos céus, não sou só eu que passo por isso, faz parte mesmo de nossa vida ter que fazer escolhas, que nem sempre são fáceis. Às vezes são doloridas e podem magoar outras pessoas... mas são necessárias!

    Parabéns pelo blog amiga... Fiquei feliz que tu tenha decidido fazê-lo... e mais ainda por ser sua incentivadora...Tenho certeza que vai fazer bem pra ti e pras pessoas que te lerem...
    Eu estarei sempre aqui!!
    te adoooooroooo já... tu é especial pra mim!
    Beijos e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Quase choro Dani!!
    adoro vc viu?
    De verdade verdadinha!!

    ResponderExcluir
  3. apesar de não lhe conhecer achei muito legal sua iniciativa de escrever sobre acontecimentos simples do dia a dia e que as vezes nem percebemos, mas que são fundamentais a nossa existência!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. seu blog é demais.parabénssssssssssssssssssssssss...

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Rê, amei seu blog!
    Afinal que conta de internet qu você ainda não tem, menina vc ta em todaaas! :)
    AMEI seu blog, vou fikr visitando sempree!

    Beeeijo Drika!

    ResponderExcluir
  6. Luany, muito obrigada pela visita e pelo comentário! Realmente acredito que só assim somos felizes: buscando a simplicidade das coisas que acontecem todos os dias! Não vale a pena achar que só somos felizes quando algo extraordinário acontece. Temos que mudar de atitude e acreditar que todos os dias acontecem coisas extraordinárias! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada também ao comentário anônimo!! Seja sempre bem vinda (o) a este blog!!

    ResponderExcluir
  8. Drika!! Sempre tive vontade de fazer um blog e agora concretizei minha vontade!! É verdade minha linda! Tenho praticamente todas as contas! kkkkkkkkkk
    Me visite sempre mesmo viu??
    =*

    ResponderExcluir
  9. AMIGA FOI PRA MIM ESSE POST... SOBRE ESCOLHAS NÉ?!

    PERFEIÇÃOOOOO ESSE BLOG CARA... rsrsrsrsrs AMOOOO TU!!

    ResponderExcluir
  10. "Não podemos ficar para sempre em cima do muro na expectativa de se ter tudo" - Você disse algo muito relevante... ficar em cima do muro e ter tudo são coisas que definitivamente não podem coexistir. Eu tenho que fazer uma escolha que ainda não defini definitivamente rsrs... mas tenho que me decidir logo! Até o final do ano minha vida vai ser assim.
    Beijos, minha flor!

    P.S.: Seu blog tá expandindo... tô me supreendendo! Rsrs

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)