sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Que tal um chá?

É! O título do meu texto é exatamente esse! Você não está lendo errado! Hoje vou escrever aqui no blog sobre chá!! Isso mesmo. Aquele bom e velho chá que faz parte da vida de todos nós (ou quase todos nós). Quem foi que nunca tomou um cházinho hein?
Fui motivada a escrever esse texto através de um artigo na Revista GLOSS da editora Abril. Compro a revista todos os meses e mês passado um dos seus artigos foi falando dos benefícios do chá. Mas não aqueles de saquinho, que venhamos e convenhamos, não tem gosto de absolutamente nada, só de água suja, eca eca! Falo sim daquele chá que é feito das próprias folhinhas da planta.

Quando eu era criança, na casa da minha avó paterna beber chá em todos os jantares era sagrado. Era servido na mesa pelo menos dois tipos diferentes de chás. Os mais comuns eram os de boldo e o de erva doce. As vezes tinha uma variação: erva cidreira e erva doce, mas o de erva doce não podia faltar nunca.

Fui criada tomando chá. Ao contráro de algumas pessoas que só tomam chá quando estão com algum problema de saúde, o chá fazia parte da minha vida. Todas as vezes que ia na casa da minha avó eu tomava chá. Como eu não gostava do chá quente, ela sempre colocava o líquido no pires para esfriar mais rápido e eu adorava tudo aquilo. "Vó!! Me dá chá de erva doce" eu dizia. E ela prontamente preparava meu chá. Que delícia!! Chá de erva doce para mim tem gosto de infância!! :)

E como um hábito que passa de geração em geração, na casa dos meus pais não podia ser diferente. Meu pai não gosta de tomar café a noite, então, lá vai minha mãe fazer o bom e velho chá. No jardim da casa dos meus pais tem até um pé de capim santo, que em alguns lugares é chamado de capim limão. E sempre tomamos chá. Espero poder criar meus filhos da mesma maneira saudável que fui criada, tomando um cházinho, que além de muito gostoso, faz um bem danado a nossa saúde.


Eu já tinha ouvido algumas vezes que os chás tem mesmo propriedades medicinais, mas nunca tinha lido nada especifico. Quando comprei a Gloss do mês passado veio uma matéria falando sobre os benefícios do chá. Vi que eles tem o poder de queimar gorduras e de até curar ressacas e que o cházinho de boldo é mesmo bom para aquela dorzinha de barriga.Fica a dica: existem chás para quase tudo nessa vida. Incluindo os chás de sumiço... Mas por exemplo, o chá de pata de vaca que é super recomendado para os diabéticos, já que controlam a glicemia.

O chá verde é ótimo para neutralizar os radicais livres, ou seja, retardam o envelhecimento precoce, diminui taxas de colesterol e deixa nosso sistema imunológico em dias. Já o chá preto depois das refeições é ótimo para ajudar a eliminar as gorduras, prevenindo problemas cardiacos, porque segundo especialistas, ele afina o sangue.

E quem nunca tomou um cházinho de camomila para acalmar os nervos? Cientificamente comprovado que esse chá tem mesmo o poder de acalmar, não só o líquido, como o seu cheirinho também. É uma boa maneira natural de relaxar.

O chá de boldo é ótimo para curar ressaca. Isso mesmo! Ressaca!! Ele tem propriedades que ajudam o fígado a funcionar melhor. Alivia também dores de cabeça, suores frios e mal estar. Além disso ele é indicado para quem tem probleminhas de intestino preso e gastrite.

O meu predileto, o chá de erva doce, é bom para o estômago em vários sentidos, inclusive para eliminar gases. Age muito bem como expectorante e para as mamães que amamentam ajuda na produção de leite.

A erva cidreira relaxa os músculos, alivia dores e é calmante.

E por fim, o chá de capim santo ou capim limão, como queiram, é ótimo para prevenir a cárie bucal e funciona muito bem como inseticida. Mas não vá beber o chá pensando que ele vai repelir os mosquitos de você. A folha dele é repelente e não o chá. ;)







Ah.. vale lembrar que os chás de saquinho não tem essas propriedades. Os benefícios só são observados nos chás feitos com as folhas das plantas. Os chás de saquinho são industrializados e não usam a folha pura, eles mistruram outras folhas no saquinho. Por isso que não tem gosto nem serventia nenhuma.

Bom, aqui foram alguns dos chás mais legais que eu li. Tentei passar um pouco do conhecimento que tive através da leitura da matéria da revista. São informações curiosas e úteis. Depois de lerem esse texto, que tal tomar um chá?







6 comentários:

  1. Adoro chá amiga... esse post me deixou com vontade de tomar um agora... hahaha
    Sempre tomo chá... adoro mesmo...
    Quase todos os dias tomo um chazinho... Bom pra esquentar nos dias frios, bom pra adoçar a vida... Bom pra deixar feliz... haha
    Beijos lindona
    Adoro seu blog
    E adoro vccccc

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Rê, quando li seu post voltei a minha infância, tempo muito bom... na casa das minhas vovós sempre tinha o famoso CHÁ e até hoje mainha faz aqui em casa.
    Gosto muito da medicina natural.ParaBÉNS!!! pelo seu post, bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. "Mas não vá beber o chá pensando que ele vai repelir os mosquitos de você." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pensei que minha pele passaria a exalar um cheiro que serviria como um repelente natural =x (Tô brincando rsrs)

    Mas enfim, não sou adepta de chás, mas agora vou cobrar de você que a gente passe a fazer reuniões para tomarmos o "chá da tarde" pra ver se eu passo a vê-los com outros olhos rsrs

    Bjokas, amore mío!

    ResponderExcluir
  4. Seu Blog está maravilhosoooooooooo amiga, arrasando viu? Adoooooooorando isso aqui

    Te amo


    Neiry Campos

    ResponderExcluir
  5. Oi Renné estou lendo sempre seu posts aqui. Maravilhosos!
    Não gosto muitooo de cháa, só tomo mesmo quando estou com algum probleminhaaa, o q mais gosto é do chá de capim santo...
    Bom saber que o de Erva Doce, é bom para quem tá amamentando... Adoro amamentar, vou tomar!!!

    E estou acostumando a Mel tomar chá, ela adora o de Erva Doce... E já tomou muitas vezes o de hortelã da folha miúda que é muito bom quando está com cólicas, gazes...

    beijoooss lindoonaa!!!

    ResponderExcluir
  6. Dani minha fofa predileta!! Bom saber que mais uma vez compartilhamos dos mesmos gostos, das mesmas preferências! Isso só faz eu gostar ainda mais de você!! E não tem idéia melhor do que nesse friozinho tomar um chá com biscoitinhos! Delícia!!

    Wilma, querida!! Que bom que existem famílias que preservam os velhos hábitos não é mesmo? A minha, a sua e tenho certeza que tantas outras! Adorei saber que você se identificou com o texto e sua infância foi semelhante a minha! Medicina natural é tudo de bom! Deveria ser a primeira opção de todos antes de tomar outros medicamentos.

    Colly.. Seu humor é ótimo! kkkkkkk Mas pode deixar que da próxima vez que você vier aqui em casa tomaremos um delicioso chá! Faço questão de preparar com muito amor e carinho!

    Neiry! Venha sempre nos visitar e deixar comentários, idéias, sugestões... Escrevo por vocês, pode crer!

    Mili.. Que bom saber que você também vem nos visitar! É uma honra e um imenso prazer saber que você gosta dos meus textos! Fico felizem ter contribuido expandido seus conhecimentos sobre os chás. Tome muito chá de erva doce e continue dando muito cházinho para Mel. Adoro muito você!

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)