quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Semana Mundial De Amamentação


A primeira semana de agosto é considerada a Semana Mundial de Amamentação.
Eu, como futura mamãe que sou e defensora da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê, não poderia deixar de vir aqui e falar sobre isso.
No curso de gestante que fiz a amamentação foi muito discutida e eu vou passar para vocês algumas informações.

Amamentação
Amamentar traz para você a plenitude de ser mãe. Durante alguns meses, o seu leite será completo e insubstituível, oferecendo saúde, carinho, segurança e proteção ao bebê.
Este período especial também traz algumas dificuldades e cansaço. Por isso, é muito importante contar com o apoio dos familiares, médicos e enfermeiras.

O Leite Materno
O seu leite preenche todas as necessidades do organismo do bebê até os 6 meses de vida, podendo dispensar até mesmo a ingestão de água. Ele promove níveis adequados de desenvolvimento e torna o bebê mais resistente a infecções e outras doenças.
O primeiro leite a ser produzido é o colostro. Geralmente é viscoso, opaco, rico em proteínas e de fácil digestão. Ele é muito importante contra infecções e alergias alimentares, graças à abundância de anticorpos em sua composição. E também age como laxante, ajustando o funcionamento intestinal do bebê desde as primeiras horas de vida. Depois de 15 dias, o seu leite muda de colostro para "leite maduro". Este leite é, geralmente, fino, de cor azulada e contém proteína, gordura e açúcar. Neste momento, ele é tudo o que o bebê precisa.

Toda Mulher Tem Leite
Toda mãe produz leite de qualidade adequada e em quantidade suficiente para alimentar seu filho.
A produção de leite depende do estímulo que é dado à mama durante cada mamada. Ao sugar o peito, o bebê desencadeia a produção de hormônios que facilitam a produção e saída de leite materno. Ou seja, quanto mais ele sugar, mais leite você terá.

Saúde Para o Bebê
Através do toque, da troca, do calor e dos olhares, as mamadas frequentes criam um importante vínculo afetivo entre você e seu bebê.
Isso faz com que ele apresente um ótimo desenvolvimento emocional e motor, além de garantir uma proteção especial que previne o aparecimento de doenças como diarréia, otite, pneumonia e alergias.
Além destes, outros importantes benefícios são conferidos, entre eles a melhora na capacidade de aprendizado e na acuidade visual e o correto desenvolvimento da estrutura facial - dentes, mastigação e fala.

Saúde Para a Mulher
Amamentar proporciona a você muitos benefícios: seu peso vai voltar mais rápido e o sangramento pós-parto será reduzido, prevenindo hemorragias e anemia. Também reduz a possibilidade de osteoporose e câncer de ovário, útero e mama.

Como Amamentar
- Lave as mãos com água e sabonete neutro;
- Escolha um local agradável, confortável e tranquilo;
- Sente-se em uma poltrona confortável, que tenha apoio para os braços;
- Coloque o bebê deitado de frente para o seu corpo, com a barriga encostada na sua;
- Acerte a posição do bebê de forma que seu nariz fique na altura do mamilo;
- Deixe sua mama bem exposta para que o bebê possa abocanhar boa parte da aréola;
- Segure sua mama por baixo e estimule a ampla abertura da boca do bebê, tocando com o mamilo o seu lábio inferior;
- O bebê deve abocanhar boa parte da aréola tanto na parte superior quanto na inferior. Desta forma, retira o leite de forma adequada, a mamada não dói e o leite não fica estocado na mama (empedrado).

Até Quando Amamentar
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomendam que o bebê seja alimentado somente com leite materno até o sexto mês de vida. Após a introdução dos alimentos complementares, o bebê deve continuar mamando até dois anos ou mais.

Espero que vocês tenham gostado e que todas essas informações sejam úteis.

Beijos ;*


Fonte: Guia da Mamãe Johnson's Baby
www.johnsonsbaby.com.br/maternidades

7 comentários:

  1. Deveria ser obrigatório as mães se informarem, os profissionais orientarem, ajudarem, porque é o básico essencial!

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  2. Logo você estará com seu filhote nos braços amamentando! :)

    ResponderExcluir
  3. Amamentar é uma das maiores bençãos que Deus deu à nós, mulheres... além de tudo que tem de positivo para nossos filhos!!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  4. Também acho indispensável a amamentação até o sexto mês, juro que vou tentar de tudo para esse ser exclusivamente a refeição do meu pequeno, mas tenho tanto medo de não conseguir! medos de mãe né?
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Amei as informações e dicas
    querida... ainda mais pra mim
    que sou mamãe de primeira viagem!

    ResponderExcluir
  6. simples e claro, amei.

    gostaria de já estar amamentando nessa semana, mais ainda me falta no minimo 7 semanas.. rs

    estou querendo doar meu leite..

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom repassar informação importante! Melhor ainda é lembrar delas quando o "bicho pegar"! E melhor do que isso tudo é AMAMENTAR. Beijão!

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)