terça-feira, 21 de setembro de 2010

Metamorfose

Que eu estou passando pelo momento mais complicado, difícil e tortuoso da minha vida é fato e não dá para esconder. Eu é que ando me escondendo. Não sei se é a melhor maneira de reagir, acho que não existe a maneira ideal de reagir a um grande sofrimento, mas essa é a minha maneira. Não estou muito a fim de falar sobre o assunto, cansei de contar o que me aconteceu trezentas vezes por dia, cada vez que eu conto eu revivo a pior experiência de todas e morro um pouquinho novamente.
Estou vivendo o meu luto e descobri que isso é super normal. O meu tempo é diferente do tempo das outras pessoas e eu me dou todo o direito de sofrer, chorar e me isolar se assim eu achar que é necessário. Sei que não posso agir assim a vida inteira, que uma hora eu terei que tirar forças de onde não tenho para enfrentar o mundo novamente e tentar ser feliz. Mas por enquanto me resumo a passar por cada etapa que sei que preciso passar.

Procuro ler a respeito, me informar, conhecer e entender melhor sobre o assunto. Saber opinião de especialistas e ler depoimentos de pessoas que também passaram por isso e tiveram um final feliz me ajuda a superar. Não que eu fique feliz com a desgraça alheia, mas dividir a dor com pessoas que também passaram por esse momento ajuda a sofrer menos.

Tem dias que acordo bem, tem dias que acordo péssima. Hoje foi um dia desses, em que eu preferiria não existir. Sei que muitos dias assim ainda estão por vir. Comida é simplesmente uma obrigação, já que a fome não aparece. Sair da cama e do quarto nem pensar! Meu mundo se resume a cama e ao note. E acho que já está de bom tamanho. Pelo menos por enquanto.

Com a ajuda de Deus e da fé que tenho Nele estou tentando meditar a respeito do que me aconteceu e tirar uma lição positiva disso tudo. A dor deve servir para alguma coisa não é mesmo? Sempre acreditei que tudo tem dois lados, o bônus e o ônus, o bom e o ruim, o alegre e o triste, o cheio e o vazio... Com a dor não pode ser diferente. Ela deve servir para alguma coisa que não seja somente doer e causar sofrimento.

Acredito que estou no momento de metamorfose. No post de domingo passado eu disse que estava fechada num casulo e é assim que me sinto. Estou me alimentando da minha própria dor para quando eu finalmente estiver preparada, me tornar uma linda borboleta! E sei que isso vai acontecer. Estou me trabalhando para tirar a melhor lição possível de toda essa situação e sei que vou conseguir!

Sei que nosso tempo não é igual ao tempo de Deus. Ainda não foi o momento para eu ser mãe. Sei que Papai do Céu está reservando algo de maravilhoso para mim e que mais na frente eu vou entender as Suas razões. Pensei coisas que não deveria pensar, me culpei e perguntei porque comigo? Mas quando me abri com outras pessoas me surpreendi e vi que não é só comigo que acontece. Acontece mais do que todos nós possamos imaginar! Mas nós só paramos para pensar em determinadas coisas quando elas acontecem com alguém próximo ou quando acontece com a gente.
Uma das coisas boas que me aconteceram foi receber apoio de tantas e tantas pessoas. Palavras de carinho e de conforto chegam a todo momento e sinto que tem o dedo de Deus em todas as mensagens que recebi!
A lição que eu tiro disso tudo é que nem sempre se pode ter tudo que se quer ter. Existe o momento certo para as coisas e o momento certo não é aquele que acreditamos ser. Tudo tem um motivo, uma razão de ser e acontecer, mas não nos cabe entender, compreender tudo! Quem disse que temos que ser sabedores de todas as coisas?

Agora eu espero melhorar como pessoa, como ser humano. Eu quero me preocupar menos e viver mais, amar mais!!! Preciso entender que não dá para carregar o mundo nas costas e que eu não posso mudar as coisas do mundo. Cansei de dar valor a coisas que não tem importância nenhuma! Nós só devemos dar as coisas o verdadeiro valor que elas tem. Não posso dar solução a todos os problemas e não posso absorver todas as coisas sejam elas boas ou ruins! Eu quero mudar... mudar o visual, mudar minhas atitudes, meu modo de ser, agir e pensar! Eu quero virar a página! Eu quero superar! Eu PRECISO superar!

Renée Souza da Costa

4 comentários:

  1. Eu sei de uma coisa: você já é uma linda borboleta! Contra fatos não há argumentos rsrs
    Apesar disso, o sofrimento é inevitável e é também um mal necessário. Não nos cabe buscar respostas precipitadas, porque com o tempo e com muita paciência elas se tornarão claras aos nossos olhos.

    Pena que você está aí e não dá pra eu ir te visitar, mas não vejo a hora de você voltar pra eu poder cuidar e mimar vc bem muito ^^

    Beijos, amorzinho!

    ResponderExcluir
  2. Espiritualidade hoje
    O teólogo Pierre Teilhard de Chardin tem uma frase que a meu ver é um princípio fortíssimo da espiritualidade. Ele diz assim: 'Não somos seres humanos que estão passando por uma experiência espiritual, mas nós somos seres espirituais que passamos por uma experiência humana'. Entender o que significa uma espiritualidade é exatamente isso. Existe dentro de nós uma ponte: uma imagem e semelhança do sagrado, do divino. Essa imagem e semelhança de Deus.

    http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/retirosefras_06/03.php

    ResponderExcluir
  3. Pelo jeito, Rê, essas unhas não são fáceis de encontrar aí onde você mora, nem aqui onde eu moro, nem em lugar nenhum deste país! kkkk =DD
    Tá difícl, viu?!

    ..quanto ao seu post.. não sei o que te dizer, sinceramente. Nem imagino como seja uma situação tão difícil, uma tristeza assim, porque nunca passei. Só posso te enviar energias positivas, torcer pra que você supere e se torne mais forte do que já é. Que saia dessa fase ruim no tempo certo pra você, e que isso não te impeça de sentir que coisas muito boas te esperam no futuro. =]
    Um beijão! ;*

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)