quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O segredo do sucesso é o silêncio


Vocês já devem ter reparado que eu adoro ler e escrever né?
Leio de tudo mesmo: sites, revistas, livros, jornais... As vezes tenho a noção de que eu quero ter absolutamente todas as informações do mundo! rsrs

Mas não estou aqui hoje para falar sobre meus hábitos de leitura. Vou falar sobre uma das matérias que li já faz um tempinho na Revista Nova da editora Abril.

A maioria das pessoas sempre que vai começar um projeto novo compartilha com os amigos, familiares, namorado, marido, enfim, com as pessoas mais próximas. Começar um curso novo, estudar para um concurso, comprar uma roupa nova, ter um filho, mudar de emprego, tudo vira novidade e a gente fica louca para contar logo para alguém e pedir uma opinião não é mesmo?

De acordo com a matéria que li na Revista seria muito mais seguro se mudassemos nossas atitudes de andar divulgando por aí nossos novos planos. Segundo a Revista, quando contamos para alguém que queremos iniciar um grande projeto( por pequenino que ele seja), simplesmente com o ato de contar já nos sentimos saciados.

É que o fato de contar para alguém sobre nossos projetos gera em nosso cérebro a sensação de dever cumprido. É como se antes mesmo de começar nossos planos o cérebro entendesse que já o realizamos e já logramos êxito por isso.

Sabe aquele elogiozinho que você recebe da melhor amiga quando conta para ela seus planos sobre uma nova aquisição? Ou quando sua mãe diz "ai filha, que bom" quando você diz que vai começar um novo curso? Pois é! É exatamente esse elogio que faz com que nosso cérebro sinta que o dever foi cumprido. Sensação de falsa realização.

Onde está o ponto negativo da questão:

O ponto negativo disso tudo está no fato de que por conta do nosso cérebro transmitir a mensagem de "projeto realizado" a gente se auto boicota e acaba não levando os planos adiante ou até mesmo parando no meio de caminho. Acaba faltando estímulos. De tão satisfeitas pelo elogio recebido por conta da nossa iniciativa acabamos perdendo a motivação. Manter o silêncio é o segredo para obter o sucessos de nossas realizações.

Quando mantemos o silêncio passamos a lutar por nossos objetivos por nós mesmas e não pelos outros. Além do que, ficando caladinhas evitamos que as mais diversas opiniões atrapalhem no caminho a ser percorrido.

Vamos ser realistas, todas nós temos uma opinião diferente para dar àqueles que dividem conosco suas intenções, porque os outros seriam diferentes com a gente? Podemos receber uma opinião construtiva, mas também pode ser que chegue uma opinião que nos desestimule.

Não é por mal que as pessoas fazem isso. Mas, se procuramos determinada pessoa e contamos sobre possíveis projetos é porque queremos a opinião alheia, não é mesmo? E é exatamente a opinião alheia que faz com que a gente siga em frente ou com que percamos as forças no meio do caminho.

Sendo assim, sei que é difícil controlar a empolgação de um evento novo em nossas vidas, é quase impossível não dividir com alguém os projetos, planos e as intenções de novas realizações, pelo menos para mim é complicadíssimo! Adoro dividir meus planos com meu marido, familiares e amigas! Mas, ler essa matéria me mostrou que muitas vezes isso é uma grande verdade.

Talvez devessemos mesmo controlar um pouquinho a língua falando menos e agindo mais. No lugar de contar sobre as intenções, contar já o ato concreto e realizado. É bem melhor dividir o êxito de um ato realizado do que ter que contar que aquele projeto que você contou toda empolgada no começo não deu certo.

Pense nisso! ;)


Texto baseado na matéria: "O segredo do sucesso", Revista Nova, editora Abril, julho 2010.

6 comentários:

  1. Que bom que você gosta do meu blog! infelismente não tenho muito tempo p ele...Mas eu tb adoro o seu, venho aqui sempre que posso ah e eu adorei o teste dos esmalte faça mais vezes!
    Bjao

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, faz todo o sentido!!!
    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  3. Rê, brigada pela força que vc ta dando com o blog, eu to aprendendo ainda, brigada pela divulgação tb, já to divulgando o seu aqui tb. bjus

    ResponderExcluir
  4. Legal esse post. Eu nunca tinha pensado nisso antes. Quem sabe não é por isso que não termino ou nem sequer começo um projeto? Valeu a dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Meninas!!! Obrigada por todas as visitas e comentários no blog!!! Fico feliz com cada comentário deixado nos posts!!
    Adoro vocês meninas!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Legal! Concordo em partes. Realmente dispersamos energia quando verbalizamos, mas em determinadas ações, falar é muito importante, como por exemplo, uma pesquisa de mercado... Parabéns pelo blog! Visite o meu:
    livropensamentosemomentos.blogspot.com.br ou facebook.com/alexandremalletescritor !!! Um abraço!!!

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)