quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sobre o Noivado


Certa vez li na revista Gloss que o noivado está voltando a moda. Isso mesmo! Aquele comprimisso que é assumido em um namoro sério, antes do casamento, o noivado está voltando a ser uma tradição.

Na verdade pelo que posso observar, em muitos lugares ele nem chegou a ser totalmente esquecido. Onde eu moro mesmo é muito comum ver mulheres noivando antes do casamento. Claro que existem aquelas que acham brega, cafona e desnecessário. Mas eu posso citar o meu caso e o caso de amigas minhas, conhecidas, vizinhas... Pessoas do meu convívio que noivaram, estão noivas ou pensam em breve em assumir o compromisso do noivado.

Em tantos outros lugares desse vasto Brasil o costume do noivado foi esquecido por um tempo. Usar aliança na mão direita passou a ser considerado antiquado. As pessoas dos anos 80, 90 e até do comecinho dos anos 2000 influenciadas pelos tempos modernos, pela liberdade nos relacionamentos e cansadas de seguir as regras impostas pela sociedade decidiram que noivado era algo totalmente desnecessário e que o compromisso do casamento já estava de bom tamanho.

Só que não sei se vocês já repararam, mas muitas coisas andam em círculos e acabam voltando, ressurgindo das profundezas esquecidas. Este é o caso do noivado. Trocar alianças de comprimisso quando o namoro está sério voltou a ser um acontecimento marcado pelo romantismo. Noivar é uma maneira de dizer a todos que os pombinhos estão a um passo de assumir o comprimisso maior de todos e o mais esperado também: o casamento.

No meu ponto de vista, nos tempos de hoje acho fundamental estabelecer e determinar certas coisas. Hoje em dia não se sabe mais se existe um namoro ou se está apenas ficando. Ninguém mais costuma fazer a pergunta "Quer namorar comigo?". As pessoas só decidem estar juntas, decidem ficar, ou algo assim. E se estão namorando há um determinado tempo não dá para saber se realmente objetivam o casamento, continuam a namorar e namorar e namorar...

"Hoje ninguém mais sabe até que ponto o namoro é sério ou se o outro está a fim de casar. Virou uma confusão geral" Rosa Avello, psicóloga, para a revista Gloss, ed. Abril.

A boa notícia é que seja por modinha ou seja por resgatar os antigos e esquecidos valores, o noivado está de volta. Se você é uma das pessoas que namoram e namoram e namoram há muito tempo, a hora é essa de passar aquela cantada básica no bonitão, ter uma boa conversa sobre o que vocês realmente querem para o futuro e trocar alianças na mão direita, deixando bem claro para vocês e para os familiares o compromisso.

Beijos!

6 comentários:

  1. Amiga eu não quero casar não kkkkkk Quero namorar pra sempre e já sabe com quem né? kkkkkk


    Amoooo vc

    =*

    By Neiry Campos

    ResponderExcluir
  2. Olha, te confesso que a essas alturas da vida já não sei mais distinguir quando tou namorando ou só ficando, se já casei ou fiquei enrolada, quantos namorados já tive e quantos eram só amigos coloridos.. e olha que sou uma moça até bem comportada, daquelas de poucos e lonnnnngos amores. =]
    Mas enfim, rotulado ou não, formalizado ou não, acho que o que importa mesmo é o sentimento. Esse é obrigatório para a felicidade; o resto é só uma questão de costume, modinha, caprichos. Que cada pessoa decida como melhor lhe convém, né? ;*

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o que importa mesmo é o bem estar do casal. Se ambos chegarem a um acordo e decidirem o que é melhor para eles, pronto acabou! O sentimento é sim mais importante, não interessando se está assim ou assado.
    Quando os dois decidem cumprir determinadas tradições, ótimo. Se decidem não cumprir, ótimo também. Desde que OS DOIS concordem!
    Talvez eu seja careta dando juízo de valor ao texto e expondo o que eu acho sobre os costumes de um relacionamento a dois, mas acredito que algumas coisas deveriam ser imutáveis. Bom, é o que eu acho né? rsrs

    ResponderExcluir
  4. Pois é Rê, eu estou noiva há 7 meses e muuuito feliz por isso! Se é moda ou não, não sei, mas sempre quis noivar, pois é um sinal que o grande dia está chegando...rsrsrsrs.. Pelo menos no meu caso né!

    Bjuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  5. Eu noivei antes de casar!!! E achei tudo!!!
    Ps: Tem sorteio lá no blog!
    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  6. Minha experiência com noivado, não foi muito legal e vc sabe né? acho que por isso traumatizei um pouco... mas por ser uma pessoa muito romântica, acho lindo seguir esses passinhos até o grande dia... felicidades pra quem estiver nessa situação, mas eu não coloco mais nunca uma aliança na minha mão direita... kkkkkkkk...

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)