quinta-feira, 12 de maio de 2011

Da Amamentação


Desde que me entendo por gente que escuto sobre a importância da amamentação até o sexto mês de vida do bebe.

Depois eu ouvi dizer que até o sexto mês é fundamental apenas e exclusivamente o leite materno e após esse período é aconselhável complementar a alimentação do bebe com outros alimentos. Isso tudo até os dois anos de idade do filhote.

Hoje eu li um texto no blog Potencial Gestante um texto muito bonito e interessante falando sobre o Manifesto Pela Amamentação. Um manifesto pelas mães decidirem sobre quando, como e onde amamentar seus filhos.

Em todos os lugares as pessoas vivem ressaltando a importância da amamentação, não só para o bebe, mas também para a mamãe. O governo faz campanha estimulando a amamentação, as atrizes aparecem na tv falando sobre o assunto e tudo isso para incentivar e mostrar as mães que por mais que elas aleguem falta de tempo ou qualquer outro motivo (inaceitável) a amamentação é fundamental para o desenvolvimento dos seus filhos.

Agora eu pergunto: de que serve tudo isso se as mães não podem amamentar seus filhos nos locais onde elas estão? Quer dizer que quando meu filho nascer eu terei de ficar em casa trancada, pelo menos 6 meses, porque eu não posso dar de mamar ao meu filho onde eu quiser e bem entender?
Quem eu vou incomodar com isso?
Se eu estiver na rua com meu bebe e for hora dele comer, eu vou ter que esperar chegar em casa para alimentá-lo?
Não, eu não entendo isso!

A manifestação que vai acontecer hoje em São Paulo, no Itaú Cultural, as 15 horas, vai servir para alertar as pessoas que dar de mamar em local público não é constrangedor e não é motivo para as mães terem vergonha.
Quem estiver lendo este blog e puder ir, vá! Apoie a causa que é nobre!



2 comentários:

  1. Por aqui ninguém amamenta em lugar publico, pq não se pode mostrar o seio na rua, geralmente as mamães tiram com o tira-leite e colocam em potinhos de conservação e quando o BB ta com fome elas colocam dentro da mamadeira.
    Mt bonita essa manifestação, se eu pudesse iria sim! bjinhos

    ResponderExcluir
  2. O Mamaço Coletivo é algo que eu concordo e me assusto com essa visão erotizada que alguns fazem pela exposição da mama . Pera lá, tem muito decote que mostra mais, tem a tal da Larissa Riquelme que ficou conhecida pelo celular nos peitos (e com foto deles de fora escapando da blusa), por que raios a mãe não pode fazer isso com seu filho, se é a alimentação dele, não safadeza?

    Agora, quanto ao Mamaço Virtual no Facebook eu não acho certo. A política deles é de não exibir imagens assim para proteger os usuários, diferente do Orkut, e como vão diferenciar que é um bebê ali no peito e não um adulto? Essa seleção demoraria bastante e no FB temos a escolha de colocar uma imagem ou não, diferente da fome da criança que não tem hora nem local pra acontecer.

    Tô acompanhando isso tudo no grupo que faço parte daqui de SP e até minha doula, um carinha do Itaú tentou amenizar as coisas e agora diz que dá total apoio, então o Mamaço de protesto virou "aqui podemos amamentar em paz".

    Beijosss e se eu já estivesse parida iria hoje rs

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)